12/05/2013



A HORA DAS TREVAS
INFLUÊNCIAS DAS TREVAS
  Lc. 22:53 – “... Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas”.

 Esse texto indica que as forças das trevas pareciam estar sendo vitoriosas por um tempo limitado. As operações demoníacas estavam sendo desatadas no mundo, cuja autoridade (poder) vinha das trevas. Os homens que se levantaram contra Jesus eram instrumentos dessa força tenebrosa. Mas esse fato deve ser analisado à luz da soberania de Deus no final desta história. Creio que desde o momento em que Jesus estava sendo traído por Judas até o momento da sua morte, estabeleceu-se a hora em que as trevas iria entrar em plena atividade, sobre as pessoas e o próprio ambiente. Quando as trevas passam a influenciar as vidas e ambientes, podemos perceber algumas conseqüências. Por isso queremos fazer uma pergunta? Qual é o momento em que a hora das trevas começa a prevalecer e exercer influência nas pessoas?

1  É A HORA DA CHOCARRICE, ESCARNECIMENTO E ZOMBARIAS   
  Vs. 63 a 65,  Lc. 23:11, 35

· Is. 28: 22 - Agora, pois, não mais escarneçais, para que os vossos grilhões não se façam mais fortes; porque já do Senhor, o SENHOR dos Exércitos, ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra.

Essa é uma cena muito terrível de zombaria, aqui temos uma manifestação do mal oculto no coração dos homens que não conheciam a Deus; o tema aqui neste texto é a profunda humilhação de Jesus, e a vergonha que ele deve ter sentido, quando a hora das trevas chega o ambiente fica carregado de zombarias e chocarrices. Quando Paulo fala em Ef. 5:4 sobre chocarrices. Ele se refere às piadas grosseiras, a forma mais barata de humor.
Era justamente o que estava imperando no momento em que os homens começaram a questionar e a zombar de Jesus, se ele de dato era um profeta.
Devemos vigiar para que não haja esse tipo de comportamento em nossa vida nos relacionamentos.  Paulo na sua cara a Timóteo, na autoridade do Senhor ele entrega dois homens à disposição de satanás para que eles não pratiquem mais esse tipo de pecado: zombaria e blasfêmias.

· I Tm. 1:20 - E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.

2 – É A HORA DA BRUTALIDADE E VIOLÊNCIA

· V. 63 – “Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas...”.

·Lc. 23:23 – Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E o seu clamor prevaleceu.
           
Este é outro momento em que as trevas se manifestam com toda intensidade a hora da violência, brutalidade. Os corações dos homens que não conheciam a Deus estavam carregados de ira, que resultou em violência contra a pessoa de Jesus. “Brutalidade e violência” são frutos de um temperamento descontrolado, Deus nos chama para sermos “mansos”. Mt. 5:5 - Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Como filhos de Deus, devemos estar atentos para essa semente satânica em nossa personalidade, porque o cristão não deve ser guiado pelo seu temperamento e sim pelo Espírito Santo.

· Rm. 8: 14 – Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
·Gl. 5:16 - Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
3 – É A HORA DA DÚVIDA E DA INDECISÃO

·V. 67 – Se és o Cristo, dize-nos. Então, Jesus lhes respondeu: Se vo-lo disser, não o acreditareis.

·Lc. 23: 8,9 - Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal. E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia.

A duvida e a indecisão, sempre foi um instrumento poderoso nas mãos do inimigo, e quando esses instrumentos entram em ação, os homens começam a reivindicar de Deus algum tipo de sinal, para provar se Deus é Deus de verdade, foi o que estava acontecendo com Jesus. O mesmo aconteceu no jardim do éden, quando satanás levou a dúvida sobre a bondade e soberania de Deus.

·Gn. 3: 4,5 - Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

Podemos ver quando a pessoa está em estado de duvida e indecisão ela está vulnerável para aceitar a mentira.
·Gn. 3:13 - Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.  
E a grande tendência dessa pessoa é se apostatar da fé em Jesus.

·I Tm. 4:1,2 - Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência.

4 – É A HORA DAS ACUSAÇÕES

·Lc. 23: 2,5,10 – “E ali passaram a acusá-lo... Insistiam, porém, cada
vez mais... o acusavam com grande veemência.”
Esta era a hora em que o Sinédrio Judaico durante a madrugada tentava arrancar de Jesus alguma confissão da sua messianidade e divindade com o propósito de acusá-lo de oposição à supremacia Romana.  A palavra “diabo” significa “acusador”, e no momento em que Jesus estava sendo acusado de sedição, com certeza era a hora das trevas em plena atividade contra o filho de Deus. Muitas vezes os filhos de Deus também caem nesse pecado induzidos por satanás, suspeitando e julgando as pessoas sem ter a certeza do que estão falando.

·Rm. 14: 13 – Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário,
tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
·Tg. 4: 12 – Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer
perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?
·I Tm. 6:4 - é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e
contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações,
suspeitas malignas.

5 – É A HORA DA UNIDADE CARNAL

·Lc. 23: 12,18,24 – “Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se
reconciliaram... 
Toda a multidão, porém, gritava... Então, Pilatos decidiu


atender-lhes o pedido”.

Não existe uma evidência que traga a luz sobre essa inimizade entre Herodes e Pilatos; porém podemos ver que esse ambiente de hostilidade e zombaria proporcionou uma aparente reconciliação entre os dois, digo “aparência” porque não era uma reconciliação do ponto de vista de Deus e sim satânica.  Essa unidade carnal e satânica em nossos dias como em todos os tempos é uma realidade.
Quando alguém se une com outra pessoa com a finalidade de planejar algo maldoso e perverso contra alguém, certamente esta hora está sendo a hora das trevas, exemplo:

·Gn. 11: 4,5 - Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam.

6 – É A HORA DA CUMPLICIDADE (CONIVÊNCIA)
·         Lc. 23: 15,16, 22, 24

Nesses textos podemos ver que Pilatos sabia que Jesus era inocente, mas ele desprezava a sua própria consciência querendo fazer a vontade do povo em vez de soltar Jesus, porque ele tinha o poder de não apenas declará-lo inocente bem como soltá-lo; ele tentou amenizar a situação oferecendo ao povo uma outra opção que era Barrabás, mas, o povo clamava pela crucificação de Cristo. Podemos ver que ele estava sendo conivente com o pecado do povo. E com isso as trevas estavam exercendo influência em sua vida.

·Rm. 1:32 – Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

·Ef. 5: 4,7, 11 – nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças, Portanto, não sejais participantes com eles. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

·Lv. 5:1 - Quando alguém pecar nisto: tendo ouvido a voz da imprecação, sendo testemunha de um fato, por ter visto ou sabido e, contudo, não o revelar, levará a sua iniqüidade.
7 - É A HORA DA INSUBMISSÃO (REBELDIA)

·Lc. 23: 19,25 - Barrabás estava no cárcere por causa de uma sedição na cidade e também por homicídio.... por causa da sedição e do homicídio”.

De acordo com Marcos 15:7, Barrabás era participante de um grupo de rebeldes que havia sido lançado na prisão. Em outras palavras, Barrabás era culpado pelo próprio crime de que Jesus estava sendo acusado falsamente. O fato das pessoas ter escolhido “Barrabás” isto significava no mundo espiritual que eles estavam decididos pela rebeldia, em lugar da submissão e respeito pelas autoridades. Mas esse era o momento das trevas por isso o espírito de rebeldia instalou nesse momento. Como filhos de Deus, fomos salvos para sermos oponentes a esse espírito de insubmissão dentro de nós.
·Ef. 2:2 - nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

8 – É A HORA DA AUTO-MALDIÇÃO

·Lc. 23: 30 - Nesses dias, dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos!
·Mt. 27: 25 – E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!
·Jr. 20: 14 - Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe!

Infelizmente esse verso tem sido usado no anti-semitismo, e tal uso deve ser rejeitado. Jesus foi crucificado por romanos, mediante a iniciativa dos Judeus, mas nem todos os Judeus da época apoiaram o crime; e os Judeus atuais não são mais culpados do que qualquer outro povo. Jesus morreu por causa dos pecados do mundo, e não apenas dos Judeus.

Esse verso também é claro que eles realmente estavam se auto-amaldiçoando, possivelmente eles sofreram as conseqüências de maldição no ano 70 D.C, quando Jerusalém foi destruída. Essa auto-maldição está no contexto da hora do poder das trevas e com certeza todos que se auto-amaldiçoaram estavam debaixo de influências satânicas. Toda pessoa que está sempre proferindo palavras de maldição contra as pessoas e ela própria com certeza ai tem o dedo do inimigo.

CONCLUSÃO – Em Cristo nós não devemos estar mais debaixo e sobre o domínio das trevas, porque estamos envolvidos em uma atmosfera espiritual tremendamente benéfica.

·Cl. 1:13 – Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
·Ef. 2:6 – e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

Creia nisto e não permita que as trevas exerçam influências em sua vida em Nome de Jesus
                                    Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: