21/05/2013



UM CASAMENTO FORA DOS
 PLANOS  DE DEUS 
   I Cor. 11

Esta é uma passagem bastante difícil, que Paulo estabelece uma base de relacionamento. Mas o objetivo era aconselhar as mulheres, na Igreja da época, a se restringirem do tipo de emancipação social e eclesiástica que fosse inovadora e revolucionária, talvez fosse um tipo de movimento de liberdade em Corinto, mas nós queremos focalizar a vida do casal em Cristo e quando é que esse casal fica fora dos planos de Deus.

1 – QUANDO A MULHER NÃO SE SENTE VALORIZADA

·V. 7 – “... por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem”.

A relação imediata do homem é com Deus; a relação imediata da mulher é com o homem, para proporcionar a honra e louvor à sua vida. O papel dela é de ajudadora. A glória do homem provém de Deus. A glória da mulher provém do homem. Mas infelizmente isto não é uma realidade na vida de muitos casais, porque o marido não valoriza as mínimas coisas que sua esposa faz para ajudá-lo, e com isso ela passa a se sentir como apenas um objeto de prazer.

2 – QUANDO A MULHER NÃO ACEITA A AUTORIDADE DO MARIDO

V. 5 - Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.
O argumento do Apóstolo Paulo nesse texto é que a mulher está debaixo de autoridade, como o relato da criação ensina. O véu na cultura daquela época representava isso. Na cultura judaica toda mulher que desonrava o marido tinha que raspar a cabeça.

 O termo Grego para cabeça é “KEPHALE” trás uma idéia de determinação e direção, que é muito mais próximo daquilo que hoje designamos por chefia ou liderança. A mulher que não honra a liderança do marido estará desonrando a Deus.

3 – QUANDO UM DOS CÔNJUGES AGE DE FORMA INDEPENDENTE

V.11 -  No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.

Agora, Paulo explica com igual força que os dois são um em Cristo, totalmente ligados entre si, inseparáveis e interdependentes, esta é uma verdade no aspecto físico.

V.12 - Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.

Quantos maridos e esposas tomam decisões sem consultar o cônjuge, isto é agir independente um do outro, e este não é o plano de Deus para o casal, porque os dois são uma só carne.

CONCLUSÃO – Não ignore esses ensinamentos que Deus ministrou a nossa vida por meio do seu servo Paulo, se você quer ter um casamento abençoado pratique esses princípios.
                                      Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: