12/03/2013



O CRISTÃO AUTÊNTICO
 I Cor. 10: 31 a 33

O Apóstolo Paulo é um dos seguidores de Cristo que viveu a vida cristã com autenticidade, cujo compromisso com Deus se tornara intenso. Depois que ele orienta a Igreja acerca dos perigos da liberdade, que se não houvesse um cuidado maior certamente acabaria caindo no legalismo, dizemos agora diante dessas instruções como o cristão deve viver a vida de Cristo.

1 – O CRISTÃO AUTÊNTICO PROCURA AGRADAR A DEUS EM TUDO

· V. 31  - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa
qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Calvino diz que não existe nenhuma parte da nossa vida ou conduta que não deva ser para a glória de Deus. Nesse verso Paulo está nos ensinando que uma vida de louvor e adoração não está focalizada apenas em ritos e tradições religiosas, mas sim em um estilo de vida.
O genuíno cristão focaliza toda a sua existência com o propósito de agradar a Deus em tudo que for realizar até mesmo o comer, beber e o dormir, porque o zelo pela glória de Deus é o primeiro principio pelo qual devemos governar nossas ações.
·   Cl. 3:17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

1 O CRISTÃO AUTÊNTICO É EXEMPLO NO TESTEMUNHO

·   Vs. 32 - Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus,
 nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.
·  I Cor. 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
O verdadeiro servo de Deus não é motivo de escândalo, porque a sua vida está espelhada em Cristo, vivido na vida de homens que são dignos de serem imitados. Devemos evitar fazer ou falar qualquer coisa que não revele o nosso real compromisso com Cristo. Como novas criaturas, temos essa grande responsabilidade diante de Deus e dos homens.

·  Mt. 5:16 - Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para
que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está
 nos céus.

3 – O CRISTÃO AUTÊNTICO ESTÁ DISPOSTO A CEDER OS SEUS DIREITOS EM FAVOR DO PRÓXIMO      

·   V. 33 - assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a
todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para
que sejam salvos.

Para promover o reino de Deus, Paulo estava disposto a privar os seus próprios interesses pessoais com o propósito de conduzir vidas para Cristo. Esse verso mostra certo esforço de Paulo para viver uma vida simpática para os outros, sem comprometer nenhum principio do reino de Deus.

·   I Cor. 10: 24 - Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.

CONCLUSÃO – A nossa vida precisa estar centralizada em Cristo, do contrário o nosso compromisso com Deus não está sendo vivido com seriedade.
                                 Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: