08/01/2013



O VERDADEIRO PASTOR
João 10


No Grego a palavra pastor “POIMEN” tem o significado de: o que lidera o que comanda o que governa o que cuida especialmente de um rebanho de ovelhas.
Existem muitos pastores que estão ocupando uma função ministerial, sem ser pastor, e existem pastores que não estão exercendo o seu ministério como deveriam exercer. Nesta mensagem queremos dar um pouco de contribuição para que possamos conhecer resumidamente as características de um verdadeiro pastor.

1. O VERDADEIRO PASTOR SUPERVISIONA E ORGANIZA O REBANHO

·         I Pedro 2: 25 - Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma. (ra)
·         I Pedro 2: 25 - Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês. (ntlh)

Algumas versões chamam Jesus de “nosso pastor e supervisor, outras versões o chamam de nosso pastor e Bispo” no Grego         “EPISKOPOS” absolutamente não era de fato uma palavra religiosa. Nos primórdios da época grega, ele significava o oficial do governo no executivo, assim sendo, Pedro está nos apresentando a sua visão de Jesus como nosso “Super e Competente Pastor”, o qual não somente “pastoreia” o seu rebanho, mas também supervisiona porque conhece o rebanho.

·         Pv. 27: 23 - Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos. (ra)
·         Pv. 27: 23 - Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado. (rc)

2. O VERDADEIRO PASTOR DÁ DIREÇÃO AO REBANHO


·         João 10: 3,4 - Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz.

Nós éramos como ovelhas desgarradas, significando ovelhas errantes que não tinham nenhum pastor, nenhum rebanho, e nenhum aprisco. Isaias fala sobre as “ovelhas” não-salvas. Is. 53: 6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ezequiel retrata Israel como rebanho fugitivo de Jeová; devastado por pastores renegados. (Ez. 34: 1 a 10; 17 – 19)
Este capítulo também transmite a gloriosa promessa de Jeová ao seu rebanho de que ele curará as feridas, julgará os pastores maus e protegerá o rebanho dos animais selvagens. As sentenças contra os pastores vêm em decorrência da negligência de dirigir e guiar o rebanho de Deus, o verdadeiro Pastor sempre tem uma palavra de direcionamentos porque é um pastor acessível às ovelhas.

3. O VERDADEIRO PASTOR ADVERTE E PROTEGE O REBANHO

·         João 10: 11 28 - Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
·         João 10: 18  Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
·         João 10: 28 -  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
           
Os santos (ovelhas) são influenciados a lamentarem excessivamente os seus fracassos ou a se exaltarem com relação aos seus êxitos. O diabo está sempre rondando o rebanho para atacar as ovelhas que estão fracas ou que estão se desgarrando. Assim como Pedro na sua primeira carta I Pedro 5: 8 - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Adverte o rebanho do Senhor que está na sua responsabilidade. Os pastores e ministros precisam saber discernir as táticas de satanás, para destruir as vidas, do contrário o seu ministério será duvidoso, ele deve até se possível estar disposto a morrer pelo rebanho. V. 11

4. O VERDADEIRO PASTOR ALIMENTA O REBANHO

·         João 10: 9,10 – Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.       
·         Sl. 23: 2,5 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
 A palavra para abundancia no Grego é ter em demasia, em plenitude ter mais do que o necessário. V. 10
 O nosso maior exemplo como pastor encontramos na pessoa do Senhor Jesus, que nunca deixou uma de suas ovelhas passar necessidades, da mesma forma os pastores e ministros precisam alimentar suas ovelhas com a palavra de Deus. Infelizmente existem muitas ovelhas que estão abandonando o seu aprisco (Igreja) porque não estão encontrando o alimento que elas precisam.

CONCLUSÃO – tomemos como exemplo a pessoa de Jesus, como um modelo pastoral afim de que exercemos um ministério abençoado.
                             Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: