29/01/2013



A GANÂNCIA, UM DESEJO DESENFREADO
Pv. 1: 19

A palavra grega para ganância é “PLEONEXIA”. É um pecado condenado no novo testamento bem como no antigo testamento. Pleonexia é o pecado do homem que deu livre vazão ao desejo de ter o que não deve, que pensa que seus desejos, apetites e concupiscência são as coisas mais importantes do mundo, que vê outras pessoas como objetos a serem explorados, e que não tem outro Deus senão ele próprio e os seus desejos. Vejamos resumidamente 02 aspectos no original acerca desse apetite ou desejo desenfreado.

1. O GANANCIOSO TEM UMA FORTE TENDÊNCIA PARA A DESONESTIDADE

·         I Ts. 2: 5 – A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha.

·         II Pd. 2:3 - também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

A palavra grega para ganância é “PLEONEXIA” que se refere a cobiçar ganhos através do suborno. A ênfase, portanto, recai sobre a qualidade ímpia e totalmente iníqua da cobiça, por essa razão Davi orava no Sl. 119: 36 - Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça. Para que o Senhor o livrasse da cobiça (PLEONEXIA). Essa palavra na maioria das vezes quando é citada se refere de uma forma negativa, visando apenas os ganhos materiais.

2. O GANANCIOSO NÃO CONHECE A DEUS PORQUE É UM IDÓLATRA

·  Cl. 3:5 - Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.

Nos catálogos dos vícios “PLEONEXIA” é uma marca de uma vida na qual falta o conhecimento de Deus, porque ele faz de si mesmo um ídolo que luta para sujeitar tudo a si mesmo. Para os cristãos, não pode haver associação com homens desse tipo, dentro da Igreja.

·  Rm. 1: 29 - cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores.

·   I Cor. 5: 11 - Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.

Quando um homem tem “PLEONEXIA” no seu coração ele perde Deus de vista; num desejo louco de obter.  

CONCLUSÃO  Amado, queremos expressar uma grande verdade, todo homem ganancioso não consegue dominar os seus desejos, ele se torna um escravo, é o inverso na vida do cristão. Gl. 5: mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Portanto afastemos do nosso coração a “PLEONEXIA”.
                                           Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: