05/12/2012



21 DE DEZEMBRO DE 2012,  SERÁ O FIM DO MUNDO?

Por 120 anos aproximadamente Deus advertiu o mundo que existia antes do dilúvio, quanto à destruição que sobreviria àquela geração mediante um dilúvio universal. Muitos se recusaram a crer que semelhante catástrofe pudesse sobrevir. Homens sábios segundo o mundo diziam ser isso uma impossibilidade. Noé dizia que havia de acontecer, e para mostrar sua convicção, empregou tempo e fortuna em construir uma gigantesca embarcação.
 ( A ARCA DE NOÉ)
Muitos devem ter ouvido essa mensagem de Deus, pois o Espírito divino falou por Noé, ao coração dos antediluvianos. Quando os animais, guiados por Deus, começaram a entrar na arca, o povo se pôs a pensar que não se tratava de simples ardil humano. Reconheceram ser aquilo um sinal da aproximação do fim do mundo.
Oito pessoas, apenas, se prevaleceram dos meios de salvação que Deus lhes provera. Noé e esposa, seus três filhos e esposas foram os únicos seres humanos que atenderam à mensagem de Deus naquela época.
Cristo disse que a última geração seria semelhante a que viveu nos dias de Noé, "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores do dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus 24:37-39
Ou seja! Estavam tão ocupados com os cuidados e prazeres da vida que não tomaram tempo para preparar-se para a destruição que Deus disse que havia de sobrevir. Não seria sábio de nossa parte, preparar-nos para o dia em que Cristo há de voltar? Com o auxílio da Ciência, as predições meteorológicas tornaram-se quase exatas.  Mas com o aumento dos instrumentos científicos e das máquinas que diminuem a mão-de-obra, a maior parte do povo toma cada vez menos tempo para considerar os sinais dos tempos que Cristo disse que haveriam de predizer (anunciar) o fim do mundo.
Por isso, muitos hoje como antes também o fizeram, zombam, criticam, brincam com as coisas de Deus, fazem novelas, filmes, seriados, isso nos arremetem para os dias de Noé, que da mesma forma a maioria se quer acreditaram.
Acontece às vezes uma pessoa imaginosa querer predizer o tempo exato do fim de todas as coisas. Alguns ficam preocupados, observando ansiosamente o resultado dessa profecia. Muitos se mudam de cidade, se isolam e até se matam, como já aconteceram mortes em massa. Ao passar o tempo sem que coisa alguma tenha acontecido, as outras pessoas deixam escapar um suspiro de alívio e voltam à mesma rotina e hábitos de sempre. Cada crise e profecia não cumprida de destruição têm o efeito de endurecer o coração do pecador em sua incredulidade. Assim continuam a fazer as mesmas coisas, banalizando o evangelho, tirando todo crédito da palavra de Deus.
É, então, de admirar que o homem tenha deixado de notar os muitos sinais que Deus colocou ao longo da estrada da vida, para nos lembrar de que nós estamos nos aproximando do fim da rebelião do homem contra seu Criador? Muitos sinais estão acontecendo diante dos nossos olhos para nos advertir da catástrofe do fim do mundo.
1. Quem unicamente, sabe o dia e hora exatos do fim deste mundo e da vinda de Cristo? Mateus 24:36
2. Existe qualquer maneira pela qual possamos saber quando esta perto o fim? Mateus 24:32 e 33
3. Que estarão fazendo as nações, justamente antes da vinda de Cristo? Mateus 24:6 e 7
4. Que preparativos estarão fazendo as nações, perto do final do tempo? Joel 3:10
5. Que palavras são usadas para mostrar a ansiedade e perturbação que existirão entre as nações
justamente antes do fim? Lucas 21:25 e 26
6. Quais são os sinais que serão vistos nos círculos financeiros e econômicos do mundo? Tiago 5:1-8
7. Que proclamarão as nações, o que acontecerá?
 I Tessalonicenses 5:3 e 4
8. Que sinais se veriam na decadência moral da humanidade?
 II Timoteo 3:1-5
9. Que, disse Daniel, ocorreria nos últimos dias para mostrar a proximidade do fim? Daniel 12:4
10. Que dirão os escarnecedores da religião, nesse tempo? 
II Pedro 3:3 e 4
11. Que terá de ser feito em todo o mundo, antes que o Senhor possa voltar? Mateus 24:14
12. Ao ver todos esses sinais se cumprindo, que devemos fazer?
 Lucas 21:28
13. Como nos preparar para aquele dia? Lucas 21:36

Há uma grande preocupação sobre o fim do mundo por causa do filme de Roland Emmerich, que coloca o tempo do fim em 21 de dezembro de “2012” (nome do filme). A data é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura mesoamericana pré-colombiana). A mídia tem aumentado a curiosidade pela ficção ao afirmar que um planeta de nome fictício (Nibiru) “entrará em choque com a Terra”. Basta você acessar o Google, digitar “2012” e encontrará uma enxurrada de “informações” sobre a “nova moda apocalíptica”. Para não cairmos nessa onda de euforia, é importante termos em mente que:
O Calendário Maia não é o Calendário de Deus; (Ou seja, os Maias não são representantes de Deus na Terra, pelo contrário, veja na história, um povo pagão, cheio de rituais, sacrifícios humanos, e deuses do submundo. Algo totalmente diferente de Deus, então o calendário de Deus é totalmente diferente dos Maias, Gregoriano,..... Deus tem seu próprio tempo.) Um filme que se propõe a ter sucesso de bilheteria por uns bons anos JAMAIS passará de VERDADE a ideia que o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012
O “tempo do fim” na Bíblia é o fim do pecado e das consequências trágicas trazidas à humanidade (a principal, a morte. Ver Romanos 6:23). O “fim” ocorrerá por ocasião da volta gloriosa de Jesus (Apocalipse 1:17; Mateus 24:30, 31; 2 Pedro 3:10-13);
“Emmerich anunciou que vai fazer uma continuação para a TV do filme 2012, e mostrar o que aconteceu após a grande catástrofe.
 O título: 2013”
Veja que nem mesmo o autor sabe ou quer que o mundo acabe em 2012, pois, ele deseja escrever outro roteiro, para mais um filme. Portanto, julgar a criatividade de um profissional como sendo “a Palavra de Deus”; e permitir que qualquer alarme vindo de extremistas nos assuste, é imaturidade espiritual e desconhecimento das Escrituras, que afirmam que “o dia e a hora [da volta de Jesus] ninguém sabe…” (Mateus 24:36).
A falta de estudo da Bíblia e a disposição do ser humano em acreditar em qualquer coisa são fatores decisivos para criar esse tipo de medo desnecessário.
Em todos os momentos de nossa vida, quando “uma revelação nova” é exposta diante de nós, precisamos ser cristãos maduros na fé
“Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” Efésios 4:14.
Muitas são as promessas registradas na Bíblia, mas com toda segurança, a mais lembrada e esperada nos últimos dois mil anos pelos cristãos do mundo inteiro é a seguinte:
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver estejais vós também" (João 14:1-3).
Jesus Cristo, depois de sua morte e ressurreição no ano 31 de nossa era, subiu aos céus prometendo que voltaria para destruir a maldade e instaurar seu reino onde a paz e a felicidade eternas serão estabelecidas. Será possível conhecer a data deste evento? O próprio Jesus responde:
"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai... Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis"(Mateus 24:36,43,44).
É por esta razão que não devemos nos deter em especulações quanto às datas, que Deus não revelou. Jesus nos disse que vigiemos, mas sem fixar uma data definida. Não podemos nos assegurar que Jesus regressará dentro de um, dois ou cinco anos, nem tampouco devemos atrasar sua vinda dizendo que talvez não se produza nem em dez, nem em vinte anos, Contudo é claro que nenhum ser humano sabe o momento exato da vinda de cristo, Deus o sabe e não permitira que este acontecimento chegue sem aviso para aqueles que o estejam esperando:
"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como ladrão" (1 Tessalonicenses 5:2-4).
"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas" (Mateus 24:32-33).
Que coisas? Há aproximadamente dois mil anos os discípulos preocupados com este mesmo assunto consultaram a seu mestre, que lhe revelou as mais importantes. Esta conversa está registrada na Bíblia para nosso conhecimento.
"E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24 3-8).
Se você é daquelas pessoas que gostam de estar em dia com as notícias certamente verá nesta declaração de Jesus Cristo, uma impressionante descrição do que está acontecendo agora mesmo no mundo. Se você comprar o jornal de hoje é muito provável que encontre informações acerca de “seres iluminados” que asseguram que são a encarnação de Cristo e que vieram para salvar o mundo. Também lerá sobre as últimas guerras suscitadas no Oriente Médio e outras zonas de conflito. Lerá acerca dos últimos rumores de guerras anunciadas por astrólogos lendários como Nostradamus ou outros videntes modernos, se inteirará dos milhares de mortos e milhões de feridos deixados pelo último terremoto em algum lugar do planeta, se informará da última epidemia coletiva nos países europeus e do novo vírus letal criado por acidente em um laboratório de prestigio em manipulação genética. Tomará consciência da desolação na Etiópia, onde seus habitantes morrem por falta de alimentos. Lerá sobre a crise econômica mundial e da terrível taxa de desemprego que está fazendo que cada vez mais pessoas tenham fome, mesmo nos países mais industrializados.
Apesar do incrível cumprimento das palavras de Cristo, devemos levar em conta que embora elas anunciem que Ele vem, estes sinais não são os últimos nem os definitivos. Se leres esta passagem com cuidado notarás que Jesus Cristo disse: "mas ainda não é o fim" e "tudo isto é só o princípio das dores". Isto mostra que ainda faltam algumas coisas por vir, quais são? Leia com atenção a continuação do sermão pregado pelo Senhor Jesus aos discípulos:
"Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:9-14).
Observe a diferença da primeira parte de seu sermão, neste trecho Jesus faz alusão direta aos eventos que devem acontecer pouco antes do fim do tempo, pois termina com as palavras "e então vira o fim". Resumamos estes eventos:
O povo de Deus será entregue à tribulação. Se levantará um ódio generalizado contra eles e lhes perseguirão até a morte. Os homens odiarão uns aos outros, a maldade multiplicará e o amor de muitos se esfriará.
Falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos.
O evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações.
Antes de acontecer o fim, também acontecerá um grande avivamento na terra. O evangelho será pregado em todas as nações e os crentes, mesmo perseguidos serão cheios do Espírito Santo.
A Bíblia está sendo traduzida para milhares de línguas com rapidez devido aos novos recursos tecnológicos de tradução como, por exemplo, o Google tradutor. Missionários têm sido enviados de todos os países para todo o mundo.
Jesus seria injusto se voltasse sem que algum povo estivesse avisado. Por isso antes do fim haverá um grande avivamento preparando o mundo e a Igreja para a volta de Jesus.
Um grave problema que já vivemos é que as famílias têm sido alvo de muitas tribulações. Lares têm sido destruídos pelos vícios, prostituição e outras maldades. Além disso, grande parte da juventude atual não quer mais constituir família e o homossexualismo tem sido defendido fortemente como um estilo de vida superior ao modelo tradicional de família que o próprio Deus criou. Este processo de desconstrução da Família é também cumprimento das profecias sobre o fim do mundo.
Depois de apresentar todos os problemas do princípio das dores, Jesus ensina aos crentes como serão vitoriosos. Cada vencedor receberá um galardão como prêmio de suportar tudo. A perseverança é o segredo para suportar todas estas coisas. Os cristãos precisam aprender que perseverar significa vencer obstáculos.
Muitos evangélicos não estão sendo perseverantes, pois por qualquer probleminha saem de suas igrejas. Isso é problema por que um servo de Deus tem que aprender a perseverar ‘até o fim’ e não até ter uma dificuldade.
No evangelho de Mateus 10:22 b diz: mas aquele que perseverar até o fim (que só Deus sabe) será salvo.

Que Deus os Abençoe Sempre!

Pastor: JUAREZ SANTOS

Nenhum comentário: