02/12/2012



ALCANÇANDO AS PROMESSAS DE DEUS - Salmo 91

Este salmo tem a característica singular de ter sido citado por nada menos do que o próprio satanás quando tentava a Cristo. A tentativa de satanás era focalizar os olhos e a mente apenas nas promessas, e não apenas no compromisso de obedecer a Deus evitando que o próprio Cristo como homem tentasse a Deus.
Este salmo não apenas focaliza as promessas, mas, também  nos mostra as condições para o alcance das promessas. A palavra grega para promessas é “EPANGELIA” um anúncio com o sentido especial de um compromisso que tem a garantia de realização.
·     II Cor. 1: 20 - Porque quantas são as promessas de Deus, tantas
têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de
Deus, por nosso intermédio.

1. ALCANÇAMOS AS PROMESSAS DE DEUS QUANDO FIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO COM ELE

·     Sl. 91: 1 – O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente.
·    Sl. 27: 4,5 – Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
·  Sl. 61: 4 - Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo.
           
A palavra “habitar” indica que haverá amplo espaço e segurança para todos os remidos que creram em Deus e começaram a vida eterna mediante a salvação nele enquanto na terra. Isto significa que os remidos assumiram um compromisso eterno com Deus. O termo “habitar    “ significa também permanecer, fincar os pés.
1.1  – Um compromisso de fé e confiança; V. 2
1.2  – Um compromisso de aliança eterna. V. 9
1.3  – Um compromisso que possibilita a intimidade. V.14

2. ALCANÇAMOS AS PROMESSAS DE DEUS QUANDO ESTAMOS DETERMINADOS E DISPONÍVEIS A VENCER O INIMIGO

A promessa de proteção contra os mais perigosos animais, as serpentes e leões que hoje representam o nosso arquiinimigo (satanás) esta palavra no Hebraico -  serpente “TANNIN” significa dragão e não serpente, seja o que for, o que podemos ver nesse texto é que a autoridade espiritual já nos foi outorgada hoje em Cristo. Lc. 10: 19 - Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Só precisamos ser mais dispostos e determinados a batalhar todos os dias contra o nosso inimigo.

2.1 – A vitória sobre os inimigos é resultado do conhecimento que temos de Deus. V. 14
2.2 - A vitória sobre os inimigos requer intrepidez e ousadia (coragem) Vs. 5,6,13
2.3 - A vitória sobre os inimigos requer ajuda e capacitação de Deus. Vs. 11,12

3. AS PROMESSAS DE DEUS ALCANÇADAS  Vs. 10,15, 16

Os versos que se seguem são confirmações das promessas divinas no dia daqueles que se “apegou com amor” ao Senhor.
Agora depois que o homem faz a sua parte Deus também fará a sua, mostrando assim a sua eterna fidelidade, e onipotência no Hebraico “SHADDAY” o todo poderoso. V. 1

3.1 – A promessa das maldições desfeitas. V.10 – Rm. 2: 8,9 – Ne. 13:2
3.2 - A promessa das orações respondidas. V. 15
3.3 - A promessa da vida eterna. (longevidade) V.16

CONCLUSÃO – lembre-se o seu Deus, o nosso Deus é o todo poderoso, o todo suficiente para cumprir suas promessas em nossa vida.  
 Lc. 1: 37 - Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
                             Pastor Juarez Santos

Nenhum comentário: