18/12/2012




A MATURIDADE ESPIRITUAL
Cl. 1: 9 a 12

Esses versos é uma oração que Paulo faz a favor da Igreja, com o propósito de alcançar ou atingir a maturidade espiritual. O plano de Deus é que seus servos sejam “idôneos” no Grego “HIKANOÕ”, tornar adequado, satisfazer, tornar suficiente. O homem maduro é uma pessoa que está desenvolvendo a sua salvação.
·   Fp. 2: 12 – Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.

1 – A MATURIDADE ESPIRITUAL CONSISTE EM ENTENDIMENTO E DISCERNIMENTO DA VONTADE DE DEUS
·         V. 9 – Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.
Nesse verso Paulo pede o contínuo aumento do conhecimento e sabedoria, conhecimento não dos mistérios ou de doutrinas especulativas, mas da vontade de Deus. Este deveria ser o alvo de todas as orações, mas quantas vezes nós oramos: “seja feita a minha vontade”, em vez de: “seja feita a tua vontade”. O entendimento que Paulo buscava para os seus leitores era a capacidade de aplicar os princípios espirituais a situações práticas; é o que veremos no próximo tópico.

2 - A MATURIDADE ESPIRITUAL TEM PROPÓSITOS PRÁTICOS E DEFINIDOS
·         V. 10 – “... para o seu inteiro agrado...”
Significa satisfazer a Deus de todas as formas, e uma das formas que podemos agradar a Deus é por meio dos “frutos” João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
A qualidade dos frutos nas árvores e nos homens revela a qualidade de vida que está dentro de cada pessoa. O termo “obras”, fruto que sugere boas ações como o transbordamento natural e espontâneo do bom Espírito que reside no interior do homem regenerado.

·  Gl. 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.

3 – A MATURIDADE ESPIRITUAL É DEMONSTRADA NO VIGOR E DETERMINAÇÃO INTERIOR E NOS RELACIONAMENTOS

·     Vs. 11,12 - Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

A força da maturidade e a da vida digna é demonstrada em perseverança ou persistência, mantendo o que é certo, contra todas as probabilidades; e em “longanimidade” que é a capacidade para suportar as pessoas sem ficar amargurado. “Com todo o poder” (V. 11) a que se refere ao poder que é característica de sua gloria. O poder e o vigor espiritual não têm apenas o propósito de realização, mas para viver nos relacionamentos interpessoais.

CONCLUSÃO – quero concluir fazendo minhas as palavras do Apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:18 - Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
                                  Pastor JuarezSantos

Nenhum comentário: