11/05/2012

 UMA VIDA DE RETIDÃO

Sl. 25: 21 / Sl. 106: 3 /

 Pv. 14: 2 

 Uma vida de retidão deve ser o estilo de vida de todo aquele que assumiu um compromisso real com Cristo. A nossa espiritualidade só é autêntica quando realmente revelamos um caráter integro. Estaremos estudando e analisando essa palavra que tem um significado tremendo em nossa vida: Retidão. No Grego “ORTHOS” que significa “Reto”,”Direito”; conota a virtude de “Correto”, isto é, honesto e franco, no comportamento.  No Hebraico essa palavra é traduzida em “ZAKÂH” ser moralmente correto. Jó 15: 14 - Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce de mulher, para ser justo? Porém há um contraste dessa palavra do Hebraico para o Grego. No Hebraico essa palavra era aplicada para o homem que sendo “Reto” ele estaria merecendo as bênçãos de Deus. Vejamos alguns aspectos de uma vida de retidão.

1. UMA VIDA DE RETIDÃO NÃO NOS TORNARÁ MERECEDORES DAS BÊNÇÃOS DE DEUS 

Em contraste radical com o conceito Judaísta do mérito a parábola do filho pródigo torna claro que o homem não pode fazer reivindicações a Deus. Lc. 15: 19,21 - já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

 O centurião de Cafarnaum que, segundo o ponto de vista dos Judeus, merecia a ajuda de Jesus por ter construído uma sinagoga, porém ele não considerava ser digno da ajuda de Jesus.  Lc. 7:7 - Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.  Pelo contrário, é a graça de Deus no evangelho que outorga valor, e torna os homens dignos da comunhão com Deus, é a dádiva imerecida da salvação que é exprimida por “KATAXIOÔ” que significa: julgar digno, considerar digno. 

 

Nas epístolas “AXIÔS” freqüentemente tem o significado de “apropriado”, “de acordo com”. Este uso é especialmente evidente no uso do advérbio, “AXIÔS” nas exortações que:

a) Que exige a maneira de vida à altura do evangelho de Cristo.

  • Fp. 1: 27 - Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. 

b) Viver o estilo de vida de Cristo.

  • Cl. 1: 10 - a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.

  • I Ts. 2: 12 - exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

c) Viver de acordo com a vocação em que foi chamado.

  • Ef. 4:1 - Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.

  •  De modo semelhante em Paulo adverte contra a celebração da ceia do Senhor de modo indigno. “ANAXIÔS”  I Cor. 11: 27 - Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Não é tanto uma exigência de qualidade morais nos participantes, mas, sim procurar um modo de vida de acordo com o evangelho, isto é, o amor mútuo.

CONCLUSÃO – Este deve ser o real padrão de Deus para a nossa vida diária refletida em todas as áreas da nossa vida. Você foi salvo para expressar retidão no seu caráter.

 

UMA ALEGRIA CELESTIAL ANTECIPADA
·                     II Cor. 5:5 - Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.
            A palavra “Penhor” no Grego tem o significado de antegozo das coisas vindouras “ARRABON”, ou seja, um pagamento adiantado feito como garantia do pagamento integral. Mas o que Paulo está querendo mostrar que Deus nos dá antecipadamente o gozo do Espírito Santo, como prova que um dia estaremos completamente felizes2. UMA VIDA DE RETIDÃO DEMONSTRA COMPORTAMENTOS COERENTES NO EVANGELHO DO REINO

1. A ALEGRIA CELESTIAL É ANTECIPADA SOMENTE PARA OS REGENERADOS EM CRISTO           
·                     II Cor. 1: 21, 22 – Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus. que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
 A salvação em Cristo proporciona uma alegria sobrenatural em nosso coração. Porém essa alegria pode ser arrefecida (esfriada ) pelo pecado. Sl. 51: 12 - Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Esta alegria é também denominada de ultra-circunstancial, que não depende das circunstâncias. II Cor. 6: 10 - entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
·     João 17: 13 – Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.
2. A ALEGRIA CELESTIAL ANTECIPADA TEM O PROPÓSITO DE EXPRESSAR LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS
 Esse gozo celestial que Deus nos concede não tem a motivação de exaltar o nosso ego, porque não é uma alegria carnal e sim espiritual, por esse motivo essa alegria contribuirá e redundará  em glórias e honras ao Senhor.
·         Ef. 1: 13, 14 – em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
·         Is. 12: 3,4 - Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.
CONCLUSÃO - Que a alegria permanente do Espírito Santo seja uma realidade em sua vida,
independente das circunstâncias, pois a alegria do Senhor nos fortalecerá.
· Ne. 8: 10 - portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

 

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tininha disse...

Boa tarde Pasttor! Essa a mensagem do curso... muito bom.
Que Deus continue abençcoando o Senhor sempre.